Como fazer um gráfico de barras animado?

Edgar Soares
4 min readJul 14, 2020

--

Você já deve ter visto na internet um gráfico de barras animado que parece uma corrida para ver qual barra será a maior ao final. Esse tipo de gráfico está na moda e aparece em muitos posts da subreddit Data Is Beautiful. Apesar de não ser a melhor forma de transmitir informação, esta visualização de dados é muito cativante e definitivamente chama a atenção. A boa notícia é que é simples criar a sua própria corrida de barras, basta seguir os passos abaixo.

Passo 1: Criar conta no Flourish Studio

O Flourish Studio é uma ferramenta de visualização de dados muito bacana, com vários templates interessantes, inclusive o que iremos usar aqui.

Acesse o site e crie sua conta ou faça login com a sua conta Google. Para este teste, a conta gratuita nos atenderá. Se os seus dados não são públicos, considere fazer um upgrade para a conta pessoal.

Passo 2: Selecionar o template “Bar Chart Race”

Clique em “New visualisation”

E depois procure por “Bar chart race”

Passo 3: Importe seus dados

Agora você deve importar seus dados. O Flourish aceita diversos tipos de arquivo, como xlsx e csv, entre outros. No caso deste exemplo, eu fiz upload de uma planilha Excel com dados da ANEEL de instalações fotovoltaicas por cidade. A ideia principal desta visualização é apresentar a evolução dos dados ao longo do tempo. Para o exemplo, eu coloquei os dados mês a mês, de fevereiro de 2014 à março de 2020.

Para que a visualização funcione corretamente, seus dados devem seguir uma forma padrão. Cada linha deve conter as informações de uma variável, no meu caso cada linha contém os dados de uma cidade. A coluna A contém o nome da Cidade, a coluna B o estado e os números de instalações fotovoltaicas por mês estão nas colunas C até a BX, sendo que cada coluna representa um mês.

Após fazer upload da sua planilha, você deve selecionar onde está o nome da sua variável e as colunas com os dados. No meu caso o a variável está na coluna A e os valores a partir da coluna C. Adicionalmente, você pode inserir uma coluna com a categoria de cada variável, no meu caso a categoria é o estado. Pode também adicionar uma coluna com links para imagens, para que cada barra tenha uma imagem, por exemplo a bandeira de cada estado.

Passo 4: Personalize sua visualização

Enquanto você configura seus dados, o Flourish gera automaticamente uma prévia da sua visualização no canto inferior direito, como pode-se ver na imagem anterior. Clique então em “Preview” para abrir o menu com as opções de personalização.

Há várias opções de personalização, recomendo que você navegue por todos os menus para deixar a visualização do jeito que você deseja. Na imagem a seguir eu destaco o menu “Labels”, onde eu precisei alterar a variável “Space” para que fosse possível ler o nome de cada cidade. O valor estava em 3 e eu alterei para 7,5.

Pronto!

Sua corrida de barras está feita. Agora você pode incorporar no seu site ou transformar em um GIF e colocar na suas apresentações, por exemplo.

Veja abaixo o exemplo do tutorial (se não abrir, clique aqui)

Ufa, acabou! O Rio vem mantendo a liderança conquistada em 2015, mas Minas vem forte com duas representantes no top 3. E você reparou na queda de Campinas? Se quiser recomeçar, é só clicar no botão de retornar.
(Editado em 2021: Na atualização mais recente Cuiabá veio numa subida muito rápida e passou o Rio de Janeiro!)

--

--

Edgar Soares
Edgar Soares

Written by Edgar Soares

Entusiasta da visualização de dados

No responses yet